quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Salariômetro

Hoje pela rádio descobri a existência do SALARIÔMETRO, é uma espécie de termomêtro dos empregos formais no Brasil, foi instituído pelo governo de São Paulo, através da secretaria do Emprego e relações do Trabalho.
A partir de algumas informações gerais como: Estado que reside, faixa etária, gênero, cor etc.. ele verifica o número de contratações e a média salarial das mesmas dos últimos 6 meses.
Fazendo esta triagem para a Fisioterapia, os dados me assustaram, uma vez que no Rio Grande do Sul, um estado com mais de 10 milhões de habitantes, com aproximadamente 7 mil Fisioterapeutas inscritos no Crefito-5, o número de contratações formais em todas as faixas etárias foi de 54, com salários médios de 1,475,00. Estes números, principalmete os referentes às contratações são lamentáveis.
Uma profissão que completou 40 anos de existência no Brasil em 2009, não pode aceitar a realidade confrontada pelos seus profissionais, agora não me refiro apenas a falta de empregos formais, mas também aos valores pagos pelas clínicas por hora( 4, 6, 7, 10 reais), ou pelos atendimentos realizados(1 a 2 reais) e de forma fria.
Credito grande parcela disto aos valores pagos pelo sus, pelos convênios, que pagam rídiculos 6 a 12 reais uma consulta, sendo que parte se perde em forma de imposto para o governo, mas infelizmente também já presenciei casos em que disseram que o grande ônus da clínica era os seus funcionários, sendo que os fisioterapeutas recebiam 400,00 ao mês. E agora, qual é o futuro da profissão?
No RS existem 25 cursos de Fisioterapia, colocando no mercado uma penca de novos profissionais, para onde todos estes novos e "velhos" profissionais vão? O ato médico está aí para pior a situação, a tabela de honorários tá uma briga insana para ser aprovada, há convênios que não reajustam os valores pagos para a Fisioterapia desde 1994. Esta realidade precisa mudar urgentemente, a Fisioterapia é uma profissão maravilhosa, que pode e deveria ser muito mais valorizada pela sociedade, pela área da saúde, pelo governo, pela área empresarial e também pelos próprios Fisioterapeutas. Vamos nos mexer para que possamos mudar isto e continuar batendo no peito com orgulho e dizendo: Nós somos Fisioterapeutas.

Para quem quiser visualizar mais sobre o Salariômetro aí vai o link:
www.salariometro.sp.gov.br

4 comentários:

  1. 7 mil fisioterapeutas no Crefito-5, só??? Acho que digitou errado né?

    Isso é uma coisa terrivel Tchê, mas precisamos mudar em várias frentes. Mas creio que a primeira delas é utilizar o Referencial de Honorários Fisioterapêuticos, tabelando o preço por cima (por exemplo: uma sessão à domicílio custa,como piso, R$ 75,00). Daí fazer com que os convênios paguem por esta tabela de referenciais (o sistema Coffito-Crefitos já está batalhando por isso), para que aí cheguemos ao piso salarial de R$ 4.600,00! Tomara que dê certo!!!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E aí Vinícius!
    Obrigado por ter passado por aqui e os dados do número de Fisioterapeutas eu tenho de uma palestra que o crefito fez para nós em Dezembro de 2008, na epóca eles falaram em 6,400 fisioterapeutas +-, aí eu aproximei os valores já que se formaram outras 2 turmas.
    E este valor de piso salarial iria ser muito bom, comparado com a atual situação seria um luxo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Então esse número deve ser só de POA né?

    ResponderExcluir
  4. aqui em sao paulo é a mesma coisa
    terrível!

    ResponderExcluir