terça-feira, 13 de abril de 2010

Testes articulares para o Quadril

A avaliação do paciente é parte fundamental de qualquer programa de reabilitação, a avaliação deve ser feita não somente no primeiro contato terapeuta-paciente e sim sistematicamente, para não dizer diariamente durante as sessões no transcorrer do tratamento. Os testes articulares são ferramentas se bem utlizadas, podem nos auxiliar na avaliação pré tratamento e podem nos dar indicativos dos resultados obtidos com o trabalho realizado, além de melhorar e humanizar o vínculo entre terapeuta e paciente. Em vários estudos realizados, comparando a eficiência entre os testes articulares com os achados nos exames complementares como Ressonância Magnética, Raio-x, ecografia etc.. constatou-se que os resultados se equivalem.

Testes para Quadril

- Teste de Patrick: usado para detectar artrite no quadril. Paciente em DD, o joelho é fletido, abduzido e rodado externamente até o maléolo lateral se apoiar no joelho oposto logo acima da patela. Nesta posição o joelho do lado a ser testado é levemente forçado para baixo; se ocorrer dor, o teste é positivo.

- Teste de Ober: usado para detectar contraturas da banda iliotibial. Paciente em DL, o membro inferior em contato com a mesa é fletido. O outro membro inferior, o qual está sendo testado, é abduzido e estendido. O joelho desse membro é fletido a 90o. o examinador então solta o membro para que volte para mesa; se o membro não voltar, o teste é positivo.

- Teste de Ortolani: identifica deslocamento congênito do quadril em lactentes. O lactente é posicionado em DD com os quadris fletidos a 90o e joelhos totalmente fletidos. O examinador segura as pernas dos lactentes de modo que seus polegares posicionem-se na parte medial das coxas e dos dedos na parte lateral das coxas do lactente. As coxas são abduzidas delicadamente, e o examinador aplica uma força leve nos trocanteres maiores com os dedos de cada mão. O examinador sentirá resistência a cerca de 30o de abdução e, se houver deslocamento, sentirá um estalido na redução do deslocamento.

- Teste de Galeazzi: detecta deslocamento unilaterais congênito do quadril em crianças. A criança é posicionada em DD com os quadris fletidos a 90o e os joelhos completamente fletidos. O teste é positivo se um joelho estiver mais alto que o outro.

- Teste provocativo de Barlow: identifica instabilidade do quadril em lactentes. Com o bebê na mesma posição usada para o teste de Ortolani, o examinador estabiliza a pelve entre a sínfise e o sacro com uma mão. Com o polegar da outra mão, o examinador tenta deslocar o quadril com uma pressão posterior leve mais firme.

- Teste de Trendelenburg: identifica a presença de um quadril instável, desnivelado. O paciente fica em pé sobre a perna a ser testada. O teste é positivo se o lado não sustentador de peso não se eleva quando o paciente fica em pé sobre um apoio (somente em um membro inferior, direito ou esquerdo). O teste positivo pode ser provocado por um deslocamento do quadril, fraqueza dos abdutores do quadril ou coxa vara.

Um comentário:

  1. Vinícius Gonçalves Bastos13 de abril de 2010 às 23:44

    Um manual de testes vai muito bem, pois dispomos de inúmeros testes, e se torna impossível lembrar de todos!!!

    Abraço!!!

    ResponderExcluir