terça-feira, 1 de março de 2011

Importância do Alongamento e do Relaxamento Muscular para o Desempenho Esportivo

      Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.
Os exercícios de alongamento possuem um papel preventivo importante, pois preparam a musculatura, favorecem a recuperação, evitam problemas musculares, articulares, tendinosos e circulatórios, aprimoraram a mobilidade e a flexibilidade, têm um papel anti-stress, permitem a obtenção do bem-estar e melhoram a consciência corporal, o gesto técnico e o desempenho.
A opinião compartilhada por atletas, técnicos e profissionais de saúde é que o alongamento antes e/ou após o exercício irá prevenir ou minimizar as dores musculares que costumam surgir 24–48 h após o exercício. (FIELDS, BURNWORTH E DELANEY, 2008).
A este respeito, Rossi et al (2008) afirmam que diversos profissionais envolvidos no treinamento e na reabilitação de atletas indicam realizar o alongamento antes de uma competição ou exercício físico, pois se acredita haver um aumento do desempenho atlético, e/ou redução do risco de lesão do aparelho osteoarticular.
É importante ressaltar que o exercício de alongamento só é benéfico quando é realizado adequadamente, de modo que é preciso ficar alerta para evitar lesões. Para diferentes objetivos, podemos indicar diferentes tipos de exercícios de alongamento.
Deve existir uma preocupação de indicar a melhor forma de trabalho para cada caso para obter resultados significativos, pois sem essa preocupação os resultados podem ser decepcionantes e até prejudiciais a quem pratica.
Para a corrida os grupos musculares mais solicitados são:

·         Tríceps Sural
·         Tibiais anteriores
·         Quadríceps
·         Ísquiotibiais
·         Adutores de coxa
·         Abdutores de coxa
·         Glúteo
·         Região Lombar
·         Região Cervical
·         Região Torácica


Os objetivos da massagem antes da prática desportiva são para estimular o fluxo sanguíneo bem como o estado de alerta do organismo. A massagem pode ser aplicada antes da prática esportiva com o objetivo de relaxamento para os esportistas muito tensos.
O acúmulo de subprodutos tóxicos nos músculos pode estimular as terminações nervosas, originando uma maior sensibilidade regional e dor. Para evitar a algia subsequente aos exercícios a massagem se aplica objetivando o aumento da circulação sanguínea, acelerar a remoção dos produtos catabólicos e recuperar a extensibilidade do tecido muscular. 

Um comentário: