quarta-feira, 8 de junho de 2011

Kinesio Taping

O método Kinesio Taping® ou Bandagens Elásticas Funcionais é um método utilizado na área de reabilitação e esportiva, que devido a sua praticidade e eficiência tem se difundindo por todo o mundo, em alguns locais, já está sendo utilizado como padrão ouro "gold standard" na reabilitação, no tratamento de desordens funcionais e redução de linfedema.

Promove estímulos mecânicos (elásticos) duradores e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos através de mecanorreceptores encontrados na epiderme e derme. Estes receptores fornecem informações exclusivamente sobre eventos externos que afetam o nosso organismo e dão ao sistema articular elementar a habilidade para detectar estímulos aplicados à pele sobre pequenas áreas e grandes áreas e com duração curtas e contínuas.
Segundo Kase (2003) estas informações produzem vários efeitos, tais como:  Diminuição da dor e da sensação de desconforto; Promove suporte durante a contração muscular; Diminui a congestão do fluxo linfático, assim como extravasamento sangüíneo subcutâneo; Ajuda nas correções dos desvios articulares; Promove auxílio na contração muscular; Promove estímulos, aumento da propriocepção.

O sucesso desta técnica esta associada as particularidades da fita de bandagem. Possui características elásticas (130-140% próximo do tecido muscular), expande-se apenas em 1 sentido, longitudinalmente. Característica delgada (espessura e peso similares a pele), porosa (permitindo as trocas gasosas), confeccionada algodão (alta tolerabilidade da pele). Possui uma cola sensível ao calor e não possui princípios ativos (medicamentos); Não tem função de imobilização; Hipoalergênica, à prova d'água e pode ser usadas por vários dias.
O Método Kinesio Taping® envolve um taping sobre e ao redor dos músculos, a fim de auxiliar e dar suporte ou para evitar uma contração muscular excessiva, bem como assistência e suporte prevenindo overuses, melhorando a amplitude dos movimentos, facilitando o retorno venoso e linfático, com a vantagem de ser utilizada por 24h por dia e até 5 dias com a mesma aplicação, desde que realizado a limpeza correta da pele e boas ancoragens. A primeira técnica que dá ao praticante a oportunidade de realmente dar apoio, mantendo uma gama completa de movimento. Isso permite ao indivíduo participar da sua atividade física normal com a ajuda funcional. A segunda técnica, o que é mais comumente usado na fase aguda da reabilitação, ajuda a evitar excesso ou sobre contração e ajuda a fornecer a facilitação do fluxo de linfa, por um período completo de 24 horas.

Estas bandagens podem ser usadas em conjunto com outras terapias, tais como crioterapia, hidroterapia, massoterapia e estimulação elétrica. A Kinesio Taping® pode ser utilizada em diversas áreas na reabilitação e vem sendo utilizada com sucesso nas áreas esportiva, traumatologia e ortopedia, estética, neurológica; pediatria, reumatologia e outras.

5 comentários:

  1. Sofri uma fratura no talus, tibia e fibula, passei por procedimentos cirúrgicos e meu osso já está consolidado, é possível a técnica ser aplicada a mim, minha articulação está dura e doi muito...
    Me recomendaram... e aí, isso é bom mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Oi Lane!

    Primeiramente é necessário avaliar o seu caso, o tipo de cirurgia realizada entre outras coisas mas, normalmente os resultados com a técnica podem ser aplicados para inibir a dor, diminuir o inchaço, dar um maior estímulo aos movimentos da região e os resultados são bastante positivos, mas é importante salientar que ela é auxiliar no tratamento fisioterápico, sozinha ela ajuda mas não vai resolver tudo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo retorno... Hoje fiz minha primeira aplicação... Estava muito ansiosa até encontrar seu blog... gostei das postagens e esclarecimentos... Estou em tratamento com fisioterapia a quase dois meses, vou começar a hidroterapia e fiz essa aplicação de bandagem... estou positiva e espero que as dores passe...
    Obrigada e uma abraço
    Lane

    ResponderExcluir
  4. Estou com tendinite de pata de ganso e na cabeça do biceps ( atrás), as 2 no joelho esquerdo a qual tive rotura parcial do colateral medial em Julho/2011, inicia fisioteraparia, o Kinesio Tape, me ajudaria a voltar a jogar e a uma rápida melhora???

    ResponderExcluir
  5. Rompi o menisco lateral, caso cirurgico, so que no momento nao tenho condicoes, meu joelho enche de água,doi também, o Kinesio tape me ajudaria?

    ResponderExcluir