quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reforço muscular de abdutores de quadril previne dor lombar


Dor lombar irá ocorrer uma vez ou outra em 80% da população. Recentemente, a fraqueza dos abdutores do quadril foram considerados como fatores de risco para a dor lombar crônica. A fraqueza do Glúteo Médio é devido a uma pobre capacidade de estabilização lateral do quadril durante o apoio monopodal, levando a cargas anormais sobre a coluna lombar.
Fazendo parte de um estudo maior de fraqueza dos abdutores do quadril em pacientes com dor lombar não específica, pesquisadores canadenses realizaram estudo com 10 pacientes com dor lombar onde foi realizado um programa domiciliar de reforço muscular com resistência elástica durante 3 semanas. Os pacientes utilizaram uma resistência que fossem capazes de realizarem de 10 a 15RM. Os pacientes realizaram abdução de quadril no plano frontal e em 45º de extensão.
Os pesquisadores encontraram que os indivíduos com dor lombar eram 31% mais fracos que o grupo controle. Após as 3 semanas de intervenção os sujeitos com dor lombar aumentaram a força muscular nos abdutores de quadril (12%) e reduziram a dor lombar em 48%

Apesar de algumas limitações metodológicas do estudo, os resultados mostram-se promissores uma vez que os pacientes com dor lombar não específica que apresentam fraqueza de abdutores de quadril podem se beneficiar com um simples programa de 3 semanas de reforço muscular utilizando resistência elástica afim de reduzir significativamente os sintomas da dor lombar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário