segunda-feira, 20 de junho de 2011

Wiireabiltação


   O console de jogos Nintendo Wii® é um console de videogame lançado pela marca japonesa Nintendo®
em 2006. Desde a concepção do nome que objetivou ser um “console social”.  
   O Nintendo Wii® encontra-se no mesmo patamar de outros consoles de última geração, como a Xbox 360® (Microsoft®) e Playstation® (Sony®), mas enquanto as duas últimas se concentram basicamente no potencial gráfico, o Nintendo  Wii® explora principalmente a parte social e divertida dos jogos (Dilger D.E., 2006).
   Um dos seus principais pontos fortes é o comando, “Wii Remote®”. É neste que reside toda a revolução no modo de jogar, pois ao contrário dos comandos normais, este comando capta não só os botões pressionados, mas também os movimentos do utilizador, permitindo, por exemplo, jogar tênis e/ou participar numa luta de boxe apenas com o balançar das mãos (Sparks D., 2009). Esta captação dos movimentos do jogador deve-se aos sensores presentes dentro do Wii Remote® (capazes de detectar o ângulo de movimento, a velocidade de resposta, a força e velocidade) (Coyne C., 2008) e ao sensor de infra-vermelhos colocado em frente ao jogador. O Wii Remote® tem tecnologia Bluetooth, Infravermelhos e acelerômetros que o tornam único, eficaz e extremamente sensível (Holzinger A. et al. 2009).     Esta junção de tecnologia permite captar até os movimentos mais finos do utilizador. O comando conta ainda com um sistema de vibração e uma pequena coluna para sons específicos, que permitem transmitir informações táteis e sonoras ao utilizador (Adams E., 2006).
   A Nintendo Wii® funciona assim com um “eu” virtual, onde o jogador interage com o ecrã, o comando e outros jogadores, com o seu outro “eu”. A capacidade deste “eu” virtual responder a nível de técnica, disciplina, improvisação e desafio, diferencia os jogos da Wii®, tornando os movimentos corporais o centro da ação, apesar de tudo o que se passa no ecrã (Burrill D.A., 2010).
    Deste modo, a Nintendo  Wii® pode ser categorizada como um console pertencente a família dos exergames (tecnologia que estimula a atividade física por parte dos participantes), ou seja, envolve a junção do videogame com o exercício (Millington B., 2009). Este conceito visa alterar a visão dos videogames como uma atividade sedentária, promovendo um estilo de vida mais ativo (Lewis N., 2009), sem contudo perder a parte divertida e interativa (Parker-Pope T., 2005). 
   Apesar de toda a tecnologia descrita, é um console relativamente fácil e intuitivo de utilizar (Clark R., 2009).
  Assim, dada a sua acessibilidade, facilidade de utilização, interatividade, dinamismo e exigência física, possui potencial para ser utilizado pelos Fisioterapeutas em intervenção clínica(Clark R., 2009).
   A utilização de jogos na Wiiterapia pode ser  divertido e educacional (Myers, 1999). A parte de entretenimento enfatiza a experiência emocional, o que por sua vez aumenta a atração para o jogo, além da sua vertente educacional. Isto é válido para todas as idades, podendo assim os jogos serem considerados ferramentas poderosas para o treino e prática clínica (Gamberini L., 2008).
  A sua aplicação é transversal ao campo de ação do Fisioterapeuta, sendo utilizada em patologias neurológicas passando pela reabilitação cardiorrespiratória até patologias músculo-esqueléticas, desde os mais novos até aos mais idosos  (Deutsch J.E., 2008) (Tanner L., 2008).

  A interatividade do Nintendo Wii®, com a sua necessidade de participação, de compreensão, de planejar e executar respostas apropriadas aos acontecimentos do ecrã, força o jogador, não só a usar as suas capacidades físicas, mas também as cognitivas. 
    Apesar de os movimentos físicos serem a um nível subconsciente enquanto os utilizadores estão concentrados na ação do ecrã,  estes não deixam de estar intimamente ligados à atividade (Leder R.S., 2001). Esta conexão e a necessidade contínua de alcançar os objetivos do jogo, pode aumentar a vontade de participação e assim a motivação para continuar os exercícios e a atividade terapêutica  (Flynn S., 2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário