segunda-feira, 11 de julho de 2011

Avaliação Fisioterapêutica em Academias


Atualmente todas as academias de treinamento muscular bem estruturadas contam com serviço de Avaliação Fisioterapêutica, que todo aluno deve realizar antes de iniciar seus treinos. Porém nem todos entendem e compreendem a importância desse processo para a realização da atividade física. 
Quando pensamos no sistema muscular devemos entender que todos os músculos de forma direta ou indireta estão interligados e fazem parte de uma teia de transmissão de força. Alterações nesse sistema podem gerar alterações posturais, sobrecarga de articulações, ligamentos, tendões, músculos, ossos e com isso predispor o indivíduo a lesões.
A Avaliação Fisioterapêutica analisa a estrutura corporal de forma global, também em níveis funcionais e morfológicos visando um maior entendimento dos objetivos e possibilidades a serem alcançadas nas práticas esportivas. Com duração aproximada de 60 minutos esta avaliação busca sempre direcionar a cada indivíduo uma atividade física consciente, onde ele possa descobrir suas particularidades e adotar posturas mais adequadas, aprendendo a conviver com o seu corpo e aproveitar ao máximo o que ele pode oferecer.
Neste sentido, a avaliação fisioterapêutica, tem como objetivo detectar as alterações posturais, padrões de movimentos inadequados, força muscular, desequilíbrios musculares, flexibilidade correlacionando todos esses fatores e analisando-os no contexto de cada indivíduo. Dessa forma o treinamento a ser realizado passa a ter mais especificidade frente aos objetivos do aluno.
 Portanto a Avaliação Fisioterapeuta tem como objetivo principal oferecer dados concretos sobre as alterações apresentadas pelo indivíduo para que as mesmas possam ser trabalhadas no ambiente da academia juntamente com o treinamento a ser realizado. Neste sentido, tem um caráter preventivo e corretivo.

Objetivos da Avaliação Fisioterapêutica:
-   Verificar o estado físico e funcional de todo o corpo;
-   Localizar as regiões que apresentam disfunções e tecidos comprometidos;
- Correlacionar os objetivos de cada indivíduo com os achados obtidos no histórico subjetivo, exame físico e avaliação postural;
- Subsídios para prescrição de um programa de treinamento individualizado, eficiente e seguro.

Um comentário:

  1. Novos serviços prestados com instrumento de avaliação exclusivo especialmente desenvolvido para este fim

    ResponderExcluir