segunda-feira, 25 de julho de 2011

FISIOGAMES E WII REABILITAÇÃO - CURSO INTERNACIONAL

Há alguns anos a realidade virtual, estava presente apenas em jogos eletrônicos e na mente como algo distante! Hoje assume um papel decisivo quando o tema é a reabilitação de pessoas. WII é um videogame da Nintendo quem tem sido apontado como um dos com mais funções terapêuticas. É atualmente incorporado aos recursos de reabilitação oferecidos pelos principais centros médicos americanos e europeus. 



O Wii exige que o paciente execute movimentos semelhantes aos praticados nas sessões de fisioterapia. Este novo sistema tem-se mostrado eficaz em diversas áreas da reabilitação apresentando progressos incontestáveis que, por meio de estímulos conseguidos pelo esforço para executar bem as ‘jogadas’, incentivam a atividade cerebral que induz adaptações positivas como: fortalecimento muscular, melhoria na capacidade de concentração, equilíbrio e coordenação motora e, conseqüentemente, uma recuperação gradativa/excelente/ótima da dinâmica de movimentos. 

Esta experiência aliada à realidade virtual é aplicada no Canadá há cerca de 10 anos, com ótimos resultados no processo de reabilitação. A chamada Wii Reabilitação é também utilizada por profissionais de Saúde nos EUA, Europa e Chile, como no Hospital Herrin, St. Mary’s Medical Center em S. Francisco, Hospital Herrin, de Illinois,Hines Veterans Affairs, de Chicago, Centro Médico Walter Reed Army, em Washington, Hospital Del Trabajador Santiago entre outros.



No Reino Unido, a Nintendo Wii Fit Plus® tornou-se o primeiro jogo eletrônico a ganhar apoio oficial do Sistema Nacional de Saúde e nos EUA ganhou apoio em 2010 na associação Americana de Cardiologia.

No Brasil, um dos precursores deste sistema, Fernando Vanderlinde - é pesquisador e atua na criação de jogos para a saúde, tem lecionado cursos e implantado este sistema em clínicas de fisioterapia, com respostas eficientes em diversos tratamentos, que envolvem necessidades de reabilitação.

Vanderlinde é representante no Brasil da Games4Rehab, uma comunidade onde participam de profissionais de todo o mundo em prol da utilização de jogos digitais como instrumento auxiliar da reabilitação. É também membro da equipe FisioGames, Uma empresa brasileira desenvolvedora de jogos para saúde, educação e reabilitação, aonde atua como consultor.

PROGRAMA
· Histórico dos Jogos e Saúde
· Introdução ao conceito Wii Reabilitação
· Games na Reabilitação, Prevenção e Saúde Comunitária
· Prática com Wii Fit, Wii Fit Plus e Wii Sports
· Prática com Big Brain Academy: Wii Degree
· Prática com outros softwares recém lançados
· Escolha de Jogos
· Utilização de pesos e medidas
· Orientações para o Paciente no uso do sistema
· Montagem do Sistema | Custos
· Parâmetros técnicos | Softwares e acessórios
· Conversões de medidas
· Indicações e contra-indicações
· Como utilizar e cuidados necessários
· Meios digitais utilizados como instrumento
· Aplicação Fisioterapêutica
· Aplicação em Academias
· Outros meios digitais na fisioterapia
· Material de apoio para auxilio a programas de reabilitação
· Exemplos de utilização e pesquisa
· Observação de outros games e tecnologias
· Entendendo jogos de aquisição de imagem
· Espaço aberto para discussão.

OBJETIVO DO CURSO
- Adquirir competências para utlizar terapeuticamente e ludicamente o sistema NINTENDO WII®;
- Obter conhecimentos sobre a utilização de outros jogos interativos e dispositivos para criar condições ótimas de saúde e bem estar;
- Alcançar um conhecimento generalizado sobre jogos saudáveis;


http://www.gamesaude.com


Venha participar deste curso a ser realizado em Porto Alegre, nos dias 10 e 11 de Setembro de 2011, nas dependências do hotel Coral Tower.
Maiores informações quanto ao curso como:  valores e formas de pagamento favor entrar em contato com Stefan Tornquist pelo telefone (51) 9968-7098 begin_of_the_skype_highlighting            (51) 9968-7098      end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail: stefanfisio@yahoo.com.br

Professor do curso: Fernando Vanderlinde
  • Fisioterapeuta
  • Autor e ministrante do curso internacional Fisiogames e Wii Reabilitação
  • Autor do livro - VideoGames na Saúde e Reabilitação
  • Membro Games for Health
  • Membro e representante Brasil América Latina - Games4Rehab;
  • Membro IACtor (International Association of CyberPsychology, Training, and Rehabilitation);
  • Membro ISVR (International Society for Virtual Rehabilitation);
  • Membro IGDA (International Game Developers Association);
  • Projeto Wii Reabilitação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
  • Palestrante na TechSaúde - Evento de engenharia Biomédica (UFSC)
  • Palestrante Reatech/Techfisio (3 maior feira de tecnologia em reabilitação do mundo)
  • Consultor Internacional de Games Saudáveis e para Reabilitação
  • Integrante do projeto FUNPHYSIO - The Physical Therapy Game - Fisiogames.

Um comentário: