segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Bandagem Funcional

Finalidade da Bandagem Funcional
1.Criar um aumento da estabilidade articular;
2.Reduzir as solicitações sobre as estruturas capsuloligamentares, fasciais, musculotendíneas e ósseas;
3.Eliminar ou reduzir a dor;
4.Ser um recurso válido na fase de recuperação, permitindo um retorno mais precoce e seguro;
5.Prevenir acidentes típicos do esporte praticado pelo atleta ou a que esteja continuamente predisposto por fatores congênitos ou adquiridos;
6.Criar mecanismos inibidores ao movimento, desfrutando da ação mecânica e exteroceptiva da bandagem;
7.Dar uma sensação de segurança;

Reduzir as Solicitações
1. Sobre a estrutura capsuloligamentar:
Umas das principais indicações da bandagem funcional é o tratamento dos traumas por torção articular com comprometimento das estruturas capsuloligamentares. Neste caso a bandagem limita os movimentos que possam solicitar ou danificar as estruturas lesadas.
2. Sobre as estruturas fasciais:
A bandagem pode ser organizada de forma a manter e reduzir solicitações sobre o tecido fascial de estruturas, por exemplo, do arco plantar, onde distensões microtraumáticas levam à irritação da fáscia plantar. A bandagem pode reduzir a dor e favorecer a cura, controlando as solicitações que são descarregadas nesse nível.
3. Sobre as estruturas musculotendíneas:
 A bandagem sobre estas estruturas é executada com o objetivo de limitar a excursão articular, evitando assim o estiramento passivo máximo das estruturas. Construindo situações de descarga com as faixas, pode-se reduzir as solicitações sobre pontos de uma eventual lesão. Além disso, aproveitando-se do efeito compressivo da bandagem, limita-se a contração máxima da musculatura, diminuindo as cargas tensionais.
4. Sobre as estruturas ósseas:
Nas "fraturas de estabilidade" dos metatarsos a bandagem de sustentação do arco plantar ajuda a reduzir a dor e a promover a recuperação. A experiência clínica demonstra que em situações em que há segmentos a serem estabilizados, a bandagem se revela especialmente útil.

Relembrando a todos sobre a realização do curso de FISIOGAMES e WiiReabilitação em Porto Alegre nos dias 10 e 11 de Setembro de 2011, nas dependências do hotel Coral Tower. O curso será ministrado por Fernando Vanderlinde e terá duração de 20 horas. O valor está em R$585,00 podendo o pagamento ser realizado em 1+2 no cheque. Inscrições até dia 30 de Agosto a serem realizadas com Stefan Tornquist, pelo e-mail: stefanfisio@yahoo.com.br ou pelo telefone: (51) 9968 7098

Nenhum comentário:

Postar um comentário