domingo, 18 de setembro de 2011

Posturas adequadas no computador


    Ao sentarmos na frente do computador é importando observarmos a postura que adotamos. A coluna deve estar bem apoiada, respeitando as curvaturas fisiológicas da mesma e também mantendo uma linha reta entra a cabeça, ombros, cotovelo e quadril. Os joelhos devem estar posicionados em um ângulo de 90º com os pés apoiados inteiramente no chão ou senão sobre um descanso de pés. O cotovelo é importante que esteja posicionado junto ao corpo, apoiado sobre o descanso de braços da cadeira e igualmente formando um ângulo de 90º em relação ao ombro e ao antebraço e sempre cuidando para manter os ombros alinhados e não elevá-los, fato este, muito comum de acontecer durante a digitação prolongada. 

    Durante a digitação é importante mantermos o teclado a frente da tela do computador, na mesma altura do cotovelo, procurando assim, manter a posição de 90º do mesmo. O punho deve estar sempre apoiado a uma superfície preferencialmente almofadada. Ao digitar evitar colocar muita pressão sobre as teclas e realizar muitos movimentos de lateralização do punho, procurando sempre manter os punhos em uma linha reta.

    Durante a utilização do mouse o alinhamento do punho também é importante de ser observado, sendo que é o mouse que movimenta para os lados e não o punho, o apoio também deve sempre ser respeitado. 

    A prevenção é a forma mais eficaz e benéfica de evitar o aparecimento de dores e lesões devido aos esforços repetitivos, portanto cuidar das posturas empregadas nas atividades do dia-a-dia é o melhor aliado para diminuir os riscos de complicações futuras.

Um comentário: