quarta-feira, 25 de maio de 2011

Imagem Infravermelha

A imagem infravermelha (IR) pode ser utilizada tanto como método de diagnóstico como de acompanhamento no tratamento médico (Brioschi et al., 2007). Sendo um processo pelo qual as diferenças de temperatura são mapeadas em uma imagem bidimensional (Saxena & Willital, 2008). Segundo Andrade Filho (1999), em 1840, John F. W. Herschell foi quem primeiramente registrou uma imagem termográfica, reportando o fato nos Proceedings of the Royal Society. Lloyd Williams, em 1960, chamou a atenção sobre as possibilidades da utilização da detecção e mensuração da radiação do infravermelho com finalidades diagnósticas em medicina

A imagem IR é um método diagnóstico inócuo, sem utilização de radiação iônica (Brioschi et al., 2007) e que não necessita de contraste, uma vez que é o próprio sangue aquecido circulante pela microcirculação cutânea que gera contraste para as imagens de alta resolução (Brioschi, Macedo, Macedo, 2003), capaz de quantificar objetivamente as reações inflamatórias do sistema musculoesquelético (Brioschi et al., 2007).
Este método detecta, grava e produz imagens infravermelhas chamadas de termogramas, refletindo a dinâmica microcirculatória da superfície cutânea dos pacientes em tempo real, fornecendo a representação gráfica qualitativa, de alta resolução e quantitativa, de alta sensibilidade, dos padrões térmicos presentes na pele humana. Esses padrões são avaliados quanto à forma, à distribuição, à simetria com o lado oposto e à resposta dinâmica a estímulos térmicos e mecânicos (Brioschi et al., 2000).

Para o diagnóstico diferencial, a imagem IR deve ser analisada em conjunto com a história clínica, o exame clínico e outros exames complementares. A imagem IR quantitativa é útil particularmente quando aplicada na monitoração do curso da atividade inflamatória e da terapia anti-inflamatória local e sistêmica (Brioschi et al., 2007).

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Tendinite

De maneira geral, as causas das lesões no tendões encontra-se centralizadas nos microtraumas devido a cargas mecânicas repetitivas de fatores externos. Além disto, os pacientes em muitos casos apresentam predisposição anatômica resultante da falta de flexibilidade, fraqueza ou má postura. Estimativas indicam que as lesões crônicas nos tendões correspondem a 48% das doenças ocupacionais, enquanto lesões de excesso nos esportes correspondem de 30 a 50% de todas as lesões esportivas.

O termo tendinite indica inflamação do tendão ou da inserção musculotendínea. A condição é descrita como rompimentos microscópicos e inflamações nos tecidos dos tendões, muitas vezes resultantes da fadiga dos tecidos.
Os principais sintomas relatados por pacientes que apresentam tendinite são: Dor que pode ou não diminuir com o repouso, limitação funcional dos movimentos, edema, rigidez matinal, perda da força muscular, muitas vezes relatando casos de queda de objetos.

O tratamento consiste de repouso, podendo ser necessário o uso de imobilização temporária, mudança nas atividades que levem a dor, caso necessário mudanças na ergonomia do local do trabalho são importantes de serem realizadas, melhora da postura durante as atividades, alongamentos, massagem friccional, crioterapia(cuidado com casos de necrose), Ultra-som, Ondas Curtas e exercícios de reforço muscular, sendo os exercícios excêntricos bastante importantes de serem realizados.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Kinesio Taping

A Kinesio Taping é uma bandagem elástica funcional colocada sobre a pele com o intuito de assistir e dar suporte, além de prevenir o uso muscular excessivo. É um técnica que oportuniza ao praticante a  estabilização ou até mesmo a assistência a um segmento durante uma atividade física ou funcional.


A Kinesio foi desenvolvida pelo Dr. Kenzo Kase como uma bandagem terapêutica com a qual, após 14 anos de estudos, buscou-se dar aos pacientes e aos atletas um suporte funcional além de proporcionar a reabilitação do segmento afetado, podendo ser utilizada em qualquer parte do corpo durante sua amplitude de movimento normal.


Possui como principais benefícios a redução da dor, redução da inflamação, a redução do edema, o aumento da amplitude de movimento, otimiza a realização de movimentos mais estáveis e sinérgicos, pode ser utilizado também como um meio auxiliar no treinamento de músculos fracos, bem como ajudar a diminuir a fadiga muscular.


Aplicações de Kinesio Taping em nosso consultório na Av. Venâncio Aires, 77 - Porto Alegre.